CELEBRAÇÃO DO AXÉ

24/11/2021 às 09h46

Aconteceu no sábado, 20 de novembro,  Dia da Consciência Negra, na praça Arsênio Mendes, o evento cultural "Celebração Axé" , em homenagem às religiões de matriz africana. O evento é uma reedição da tradicional Missa Axé, foi organizado pelo líder religioso do Terreiro Xangô de Ouro, professor  e conselheiro de turismo, Anderson Lopes, e pelo Produtor Cultural Bartolomeu Dias. A Celebração contou com a presença de associações religiosas de matriz africana do Conde e também de outros municípios, do vice-prefeito Edmir Lima, do Secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer Zironaldo Nunes, dos Vereadores Cristiano Cruz e Valnei Bezerra e teve a participação do grupo de percussão da Siribeira.

A Celebração Axé recebeu apoio da Prefeitura de Conde, através da Secretaria de Turismo, Cultura,Esporte e Lazer, e foi um momento de reverência à cultura africana, com dança tradicional, toques de atabaque e  recitais típicos da celebração do axé. A escolha do Dia da Consciência Negra para a celebração personificou a resistência aos séculos de marginalização da população negra, fortalecendo a reflexão acerca do papel histórico do negro a partir da manutenção das suas referências negras.